9.11.09

Planejando Atividade com Hipertexto

Tema: Poesia e Poema


Objetivos

Depois das aulas o aluno deverá ser capaz de:
• Escutar, ler, compreender, interpretar, declamar e produzir poemas.
• Reconhecer e fazer uso de recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade.
• Reconhecer e saber usar alguns recursos no computador e na internet.
• Diferenciar poema de poesia.
Conteúdos
• Conceitos de poesia e poema, verso, estrofe e rima.
• Recursos da linguagem poética, quanto à sonoridade: rima e aliteração.
• Diferença entre poema e poesia (http://www.galinhapulando.com/visualizar.php?idt=1585751) acessado em 21/10/09
Tempo estimado
10 aulas de 50 minutos
Materiais necessários
- Fotos e biografias do autor, cujos poemas serão estudados em classe.
- Computadores com acesso à internet, livros de poesia.
Metodologia
Para a discussão dos temas, a turma será divida em pequenos grupos, em duplas. Em outro momento, serão colocados em circulo para que todos participem dos debates.

Para o desenvolvimento das atividades será necessário:
- Ambiente favorável
Será levado para a classe imagens e algumas biografias de poetas. Será Organizado com esse material, um painel num canto da sala. Os alunos são orientados para pesquisarem imagens e biografias. No painel serão fixados poemas de autores escolhidos pelos alunos e poemas produzidos por eles.
- Leitura
Será feita a leitura de alguns poemas e poesias, porém, os alunos irão trabalhar no laboratório com o poema “Retrato” de Cecília Meireles. Antes será feito um levantamento entre os alunos da classe para saber o que eles sabem sobre o tema, sobre outros autores. Se já leram algum poema, já declamaram poesias e também, quem gosta e quem não gosta.

“Retrato”
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face.
(Cecília Meireles)

- Conversa sobre o texto
Os alunos serão reunidos em círculo para conversar sobre o texto. Depois de terem discutido as questões em dupla, já terem o que falarem sobre poemas serão levados ao laboratório de informática, onde, terão a oportunidade para pesquisarem, e expressarem seus pontos de vista - o que entenderam, pensaram e sentiram, a partir das experiências que obtiveram com a leitura e estudo do poema na Internet.

AVALIAÇÃO
O aluno será avaliado em todas as etapas da aula, considerando o interesse de cada um e suas conquistas na criação dos poemas. A organização, a rima, o gosto pela leitura, a qualidade da declamação dos poemas conferida em sala de aula e com a apresentação dos textos criados pelos próprios alunos e com a qualidade do livro elaborado.

Nenhum comentário: