9.11.09

Planejando Atividade com Hipertexto

Para a execução dessa atividade, foram necessárias dez aulas de 50 minutos, sendo seis em sala de aula, onde foram realizados os seguintes procedimentos: apresentação de livros de poemas da autora e de outros, a observação e analise de gravuras de revistas e livros e analise e comentários das aulas no laboratório. Foi feito um painel com gravuras e recortes de poesias e poemas feitos pelos alunos e retirados de livros e jornais. Com os alunos em círculos foi realizado um debate onde cada um pode colocar seu ponto de vista, falar das suas dificuldades em gostar de poesias e de ler poemas. Os mesmos tiveram a oportunidade de folhear livros, ler poemas e poesias, observar fotos e até de declamar.
Foi observado que as alunas tem mais facilidade em gostar desse tipo de leitura, elas demonstram mais sensibilidades que os meninos, falam mais de si e de seus sentimentos.
As aulas tiveram o objetivo de levar os alunos a entenderem o conceito de poesia, poema, rima, versos e estrofes. O que foi alcançado.
Foram realizados quatro aulas no laboratório de informática, em dupla eles foram orientados primeiro em criar um gmail (quem ainda não tinha), logo em seguida abrir o Google e pesquisar em vários sites o poema “Retrato” da autora Cecília Meireles e a lê-lo observando bem cada palavra, cada verso, para descobrir as rimas. http://www.napontadoslapis.com.br/2009/07/poemas-de-cecilia-meireles-retrato.html nesse site eles leram um pequeno comentário da autora do blog. Também pesquisaram sobre o conceito de rima http://www.alunosonline.com.br/redacao/definicao-de-rima/ para descobrirem qual o tipo de rima do poema em estudo, e descobriram ser rimas ricas pois são de classes gramaticais diferentes. Pesquisaram sobre a autora, para isso foram no Google abriram o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Cec%C3%ADlia_Meireles, onde através dos links puderam interagir com outros textos sem mudar de paginas.
Os alunos nessas aulas (100mn) no laboratório acharam que o tempo passou muito rápido, pois as informações eram muitas e alguns tiveram dificuldades para assimilarem, porem o interessante é que os que já tinha mais habilidades ajudavam os outros.
Na segunda ida ao laboratório (100mn) os alunos foram orientados a fazerem um slide do poema, fazerem o upload para o gmail, e compartilharem com as duplas, onde eles puderam fazer alterações, colocarem seus próprios versos e rimas no poema. Eles acharam muito interessantes, pois ainda não sabiam usar esse recurso de compartilhamento, foi uma experiência muito gratificante.
Na ultima aula sobre o tema, os alunos comentaram das aulas no laboratório e fizeram um pequeno resumo do que viram e aprenderam.
Cada aluno foi avaliado pelo esforço, interesse e competência em realizarem as atividades.

Nenhum comentário: